Trattato della Pittura

Esta imagem do Tratado da pintura de Leonardo da Vinci é de uma cópia fidedigna, segundo o original que se encontra no Codex Vaticanus, publicada em Roma, em 1792. Ela pertence à coleção da biblioteca do Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, Brasil.

O Trattato della pittura, em italiano, ou Tratado da pintura, conforme aparece em tradução ao português, é uma coleção de escritos do pintor italiano Leonardo da Vinci, na qual ele se ocupa com assuntos técnicos e com os fundamentos do desenho e da pintura.

Além de discutir a pintura em seus escritos, Leonardo da Vinci também levanta questões de conhecimentos filosóficos e teóricos. Ele considera a pintura como a mais nobre e elevada das belas artes, pois ela permite possibilidades de expressão diferenciadas, por exemplo, quando comparado com a arte da produção de esculturas.

Sobre o Tratado da pintura Leonardo da Vinci escreve que o bom pintor deve borrar - ele utilizou termo hoje arcaico dipingire,[1] literalmente traduzido ficaria "despintar", i.e borrar - duas coisas principais de suas obras, que o são o homem e o conceito de sua mente; o primeiro sendo fácil, mas o segundo difícil porque há de firgurá-lo com gestos e movimentos dos membros:[2]

  1. «dispingere». Wiktionary (em inglês). 20 de julho de 2021. Consultado em 24 de abril de 2022 
  2. «Museo Interattivo Leonardo da Vinci | Sito Ufficiale Firenze» (em italiano). 3 de agosto de 2020. Consultado em 24 de abril de 2022 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Nelliwinne